segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto Wikipédia na capa do site da Cásper

Uma matéria profunda e bem feita pela Júlia Faria (3oJOA) sobre nosso Projeto Wikipédia está (pelo menos hoje) na capa do site da Cásper. Leiam aqui. Gostei especialmente do bom espaço que nossa colega deu a estudantes, que revela uma apropriação da ferramenta e uma sofisticada compreensão do que é um espaço colaborativo. 



Recortei aqui os trechos com falas das estudantes.

Fernanda Fantinel, do 3ª JOA, se interessou pela dinamicidade do projeto porque, segundo ela, foge do “padrão de provas e trabalhos”

Giovana Cartapatti, do 3ª JOC, comentou que ficou contente ao saber que seu trabalho não “iria para a gaveta”, mas sim faria parte da história de alguém. 

Para Fernanda, a experiência de ler os relatos dos horrores da época da ditadura, diretamente de quem os viveu, é extremamente importante para a formação jornalística, além de ser um esforço de memória importante. “Senti-me cidadã e importante por ter a chance de influenciar a história do meu País dando voz a quem não teve a chance de ter uma”, orgulha-se Giovana. 

Se antes das aulas Fernanda, por exemplo, achava que a plataforma era “terra de ninguém”, onde qualquer um pudesse publicar o que bem entendesse, agora ela compreende o processo de edição e reconhece o trabalho dos editores: “Depois do trabalho senti mais confiança no que leio na Wikipédia e respeito pelas pessoas que colaboram com o site”. Além disso, as duas alunas entrevistadas continuam colaborando com a plataforma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário