terça-feira, 12 de maio de 2015

Instruções para o trabalho bimestral

O trabalho do segundo bimestre pretende introduzi-los à descrição de dados. O que vem abaixo é um conjunto de instruções para a realização da tarefa.

Proposta


O trabalho consiste na descrição de dados que tenham repercutido na mídia brasileira recente, a partir de estudos do IBGE. Trata-se da principal organização produtora de informações estatísticas no Brasil. O trabalho pode ser realizado em grupo ou de modo individual; a exigência nos dois casos é a mesma.

Organização dos grupos


Os grupos para a realização deste trabalho podem contar com até sete pessoas. Não são aceitos grupos maiores, em qualquer hipótese.

Todos os integrantes do grupo devem necessariamente estar matriculados na mesma turma.

Enviem-me por correio eletrônico até 22 de maio (incluído) os integrantes de seu grupo -- um email por grupo. Todo correio eletrônico enviado fora do prazo será desconsiderado e todo estudante que não for incluído dentro de um grupo terá de cumprir a tarefa sozinho. Meu email é japeschanski@casperlibero.edu.br

Tema de trabalho


No dia 25 de maio, publicarei no Blog os temas com os quais os grupos deverão trabalhar. O que repassarei são notícias veiculadas na mídia a partir de dados do IBGE. Encontrar a fonte original de dados é parte de seu trabalho. Notícias geralmente dão descrições parciais e superficiais de dados, assim que sua tarefa será, entre outros, tornar mais completa a descrição.

Roteiro


Todo trabalho deve conter pelo menos as seguintes partes, não necessariamente nessa ordem ou discriminadas tal qual o fiz abaixo:

1. Introdução
1.1. Apresentação da temática e de sua relevância
1.2. Apresentação do contexto em que dados que você trabalhou foram reportados na mídia e do impacto que tiveram
1.3. Eventuais questões que dados suscitam

2. Identificação de dados
2.1. Descrição da metodologia utilizada para a coleta dos dados
2.2. Análise de pontos fortes e fracos da metodologia de coleta de dados

3. Apresentação de variáveis
3.1. O que a pesquisa pretende avaliar
3.2. Quais as variáveis utilizadas, de que tipo de variáveis se trata
3.2. Em que medida as variáveis que são utilizadas dão conta de avaliar aquilo que se pretendia avaliar

4. Apresentação dos dados
4.1. Visualização dos dados em tabela
4.2. Descrição dos dados apresentados na tabela
4.2. Visualização dos dados por meio de infográfico (se não souber construir infográfico, apenas descreva aquilo que seria mais adequado e justifique sua escolha)
4.3. Descrição dos dados em infográfico

5. Avaliação
5.1. Discussão de impactos eventuais dos dados
5.2. Proposta de eventuais políticas que pudessem ter impacto nos dados
5.3. Levantamento sobre análises na mídia sobre esses dados (se houver)
5.4 Avaliação crítica de como os dados foram bem ou mal descritos na mídia, indicando exemplos de problemas de descrição (se houver)

6. Conclusão
6.1. Resumo do que foi realizado nas outras etapas do trabalho
6.2. Comentário sobre relação entre os dados descritos e as perspectivas democráticas no Brasil (a partir de leituras que foram desenvolvidas no segundo bimestre)


Divisão de tarefas



A divisão das tarefas dentro do grupo fica a critério do grupo, mas é exigido que, na entrega do trabalho, esteja discriminado o que cada estudante realizou no trabalho. Essa explanação deve ter pelo menos um parágrafo por estudante.

Prazo de entrega e nota

O prazo de entrega do trabalho é 18 de junho para quem for do noturno e 19 de junho para quem for do matutino. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo, em qualquer hipótese. Recomenda-se vivamente que tenham concluído e enviado os trabalhos antes do prazo máximo, até para evitar estarem sobrecarregados no contexto da semana de provas.

A entrega do trabalho deve impreterivelmente ser feita em versão impressa. Não serão aceitos trabalhos enviados por correio eletrônico.

A prova será nos dias 18 e 19 de junho. A prova vale 2,5 dos 10 pontos máximos a serem atribuídos neste bimestre. A prova segue de modo geral o formato da do primeiro bimestre.

Nos dias 11 e 12 de junho, o período das aulas será utilizado para que os grupos discutam entre eles a realização do trabalho e estudantes que estejam realizando o trabalho de maneira individual avancem na preparação das tarefas. Dúvidas poderão ser tiradas comigo na ocasião. É aliás o último momento em que tirarei dúvidas sobre o trabalho, portanto venham preparados: reúnam-se e pensem antes desse encontro sobre as várias etapas do trabalho, pesquisem de antemão o caso que lhes coube, dividam responsabilidades etc.

A nota levará em conta o empenho e a seriedade na realização da tarefa, mais do que propriamente a apresentação de conclusões ambiciosas. Por ser um trabalho de descrição de dados, não se espera propriamente que os estudantes realizem uma análise aprofundada dos dados.

No roteiro apresentado acima cada parte equivale um ponto, a não ser a quarta parte que vale um ponto e meio. Vale também um ponto o documento descrevendo o que cada estudante realizou no trabalho. No total, a nota máxima atribuída neste trabalho é 7,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário