Olá, professor!
Tudo bem?
[...]
Sobre o item "1.3. Eventuais questões que dados suscitam", temos que mostrar a diferença encontrada entre os dados do IBGE e [os da matéria que nos passou]? E também temos que utilizar outros veículos de comunicação citados no item 1.2. e falar da relevância destes dados?
R: A introdução não deve conter a análise, que faz parte do desenvolvimento. A ideia no 1 como um todo é que, a partir da matéria jornalística, exclusivamente, indiquem pontos que ficam em aberto a partir do modo como o/a jornalista tratou o tema que abordam. No 1.3, portanto, devem me apresentar o recorte com o qual vão trabalhar, como se fosse uma pauta a ser apresentada. Portanto devem identificar questões que para uma interpretação adequada da informação que está sendo transmitida ficam em aberto, apenas lendo a matéria jornalística e que vão tratar. No 1.2, a ideia é que busquem, na mídia, outras matérias que usaram esses dados, oferecendo assim um contexto da agenda de discussão pública que eventualmente esses dados suscitaram: houve análises, repercussão investigativa, debate?
[...]
Ah, e no item 1.1. podemos mostrar outras fontes? [...]
R: No item 1.1, a expectativa é que indiquem a relevância do tema que os dados descrevem. Essa relevância tem de ser necessariamente justificada a partir de pesquisa a outras fontes, normalmente de acadêmicos, especialistas e analistas.
E sobre o item "4. Apresentação dos dados", é para buscar a fonte dos dados da reportagem e fazer tabelas e infográficos da nossa autoria?
R: O ponto 4 diz respeito à apresentação dos dados a partir da pesquisa a ser realizada nos dados originais, no IBGE. Vocês devem me mostrar o que é jornalisticamente mais relevante nesses dados; normalmente, não é ao que se deu destaque na matéria que usaram para iniciar o trabalho.
Obrigada, professor!
Tenha um ótimo dia.
R: Obrigado; igualmente.
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