quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Tarefa 2 do Projeto Wikipédia: Contribuição individual em verbetes de política

Por favor, faça o login com seu nome de usuário, antes de editar qualquer coisa na Wikipédia para nosso curso.
Feito o preâmbulo -- esteja logad@! --, vamos seguir com nosso Projeto Wikipédia. Cinco instruções antes de passar a tarefa:
  1. Esteja logad@! É só quando você está com sua autenticação feita que consigo identificar sua contribuição.
  2. Leia o material de introdução à Wikipédia, disponível aqui.
  3. Treine um pouco na sua página de testes, disponível para usuários logados. Editar na Wikipédia pode ser difícil.
  4. A realização desta tarefa equivale a 1,5 de sua nota semestral.
  5. O prazo máximo para a realização desta etapa é 26/9 (noturno) e 5/10 (matutino). Não serão considerados trabalhos entregues com atraso.

Proposta
Esta etapa do Projeto Wikipédia tem como objetivo principal introduzi-los/las à experiência de edição na Wikipédia. Consiste em revisar e completar pelo menos um verbete desta lista (editem quantos quiserem, com quantas contribuições quiserem -- não se importem se seus colegas estão editando os mesmos verbetes). Você pode editar quantos verbetes quiser; a avaliação será o total de contribuições que fizer, independentemente do número de verbetes em que fizer essas edições.
Aproveite para aprender como a Wikipédia funciona. Edite com cuidado. Avalie sua contribuição com cuidado antes de fazê-la. Leia o material de introdução. Tire o máximo de proveito dessa etapa introdutória, pois a ambição das tarefas será crescente.

Método de avaliação
O método de avaliação será o seguinte, lembrando que os caracteres adicionados podem ser controlados aqui:
  • Não realizou a tarefa ou a entregou com atraso: nota 0
  • Contribuições com menos de 6.000 caracteres: nota 0,5
  • Contribuições entre 6.001 e 11.999 caracteres: nota 1
  • Contribuições com 12.000 caracteres ou mais: nota 1,5

Toda inserção de informação deve vir acompanhada de uma referência a fonte confiável. Se você tem dúvida sobre o que é uma referência secundária confiável, veja esta documentação. A inserção de informação sem referência a uma fonte confiável fará com que sua edição não seja considerada. Não faça referências a blogs, sites institucionais.
Haverá um mecanismo antiplágio rodando em todas as suas contribuições. Assim como em todas as suas atividades acadêmicas, recomendo fortemente que tome cuidado com violação de direito autoral. Em caso de dúvida, uma vez feitas suas edições pode verificar se há violação de direito autoral em suas contribuições a partir deste site. A identificação de plágio fará com que imediatamente a nota nesta etapa do trabalho seja 0 e haja a esperada advertência administrativa.

Dúvidas
Dúvidas podem ser tiradas exclusiva e unicamente na minha página de discussão na Wikipédia, inserindo uma mensagem aqui. Não se esqueça de colocar o Assunto de sua dúvida e assinar sua mensagem; para assinar a mensagem na Wikipédia usa-se um código no fim do texto: ~~~~ . Isso mesmo com quatro tils seu nome de usuário aparece, desde que esteja logado/a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário