quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Exame final

Há pelo menos duas motivações relacionadas ao exame final. A primeira é obviamente dar uma oportunidade de recuperação aos/às estudantes que não atingiram sete de média no agregado dos dois semestres. Pelo que entendo, a nota que tirarem no exame final é somada à média do agregado dos semestres e esta soma é então dividida por dois. Se o resultado for igual ou superior a seis, vocês são aprovados/as na disciplina. Para maiores informações, verifiquem o “Manual do Aluno”, disponível no site da faculdade.

A segunda motivação diz respeito à oportunidade que lhes é oferecida de aprofundar o conhecimento específico dessa matéria, num período especial, em que colocam novo alento e têm tempo para canalizar mais esforços no conteúdo abordado. Para o exame final, a expectativa é então que consigam dedicar-se e a expectativa dessa dedicação é base do que será cobrado.

Nessa consideração, o exame é parte corrente do processo de avaliação na Faculdade Cásper Líbero.

O exame final da disciplina de Ciência Política no curso de Jornalismo cobre o material visto durante o ano letivo de 2018. Haverá: quatro perguntas teóricas, todas relacionadas aos textos vistos em aula e listados abaixo; duas análises de dados relacionadas à política -- de acordo com o nível do material abordado no primeiro semestre; e quatro questões sobre artigos recentes de política ou filmes, não vistos em sala de aula. 

Os textos já vistos em sala de aula que caem na prova são:

Marx, Karl; Engels, Friedrich. Manifesto Comunista.
Schumpeter, Joseph. "A doutrina clássica da democracia" e "Mais uma teoria da democracia", respectivamente os capítulos 21 (seções 1, 2 e 3) e 22 (seção 1), na parte IV, de Capitalismo, socialismo e democracia.
* Kowarick, Lúcio. "Viver em Risco." Novos estudos-CEBRAP 63 (2002).
* Avritzer, Leonardo. "O pêndulo da democracia." Novos estudos-CEBRAP 37 (2018).

Os textos podem ser recuperados a partir do blog do curso.

Os textos recentes de política na mídia e filme são:
-- "Afinal, Jair Bolsonaro é ou não é fascista?", de Marco Rodrigo Almeida. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/10/afinal-jair-bolsonaro-e-ou-nao-e-fascista.shtml
-- "‘Os intelectuais se tornaram cúmplices do poder’, afirma antropólogo", de José Fucs. Disponível em: https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,os-intelectuais-se-tornaram-cumplices-do-poder-afirma-antropologo,70001961783
-- "O que é a teoria do eleitor mediano e como explica o modo 'de fisgar' indecisos", de Mayara Rozário. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-09-24/eleitor-mediano-eleicoes-2018.html
-- "Rótulo em branco: a esquerda não tem tentado traduzir em teoria a realidade do País, diz sociólogo", de José de Souza Martins. Disponível em: http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,rotulo-em-branco-a-esquerda-nao-tem-tentado-traduzir-em-teoria-a-realidade-do-pais-diz-sociologo,10000090744

A princípio todas as questões serão de múltipla escolha, menos duas. Cada questão terá o mesmo valor: um ponto. A prova será individual e sem consulta, no dia previsto para o exame.

A melhor estratégia de estudo é fazer bons fichamentos dos argumentos principais dos autores. Recomendo a formação de grupos de estudo. As questões seguirão o estilo com o qual trabalhamos no decorrer do ano.

As aulas de 12/12 e 14/12 terão como objetivo único e exclusivo a apresentação das instruções e a indicação de pontos de estudo dos textos (apenas os já vistos). Essa atividade acontecerá no segundo horário dos turnos, tanto de manhã quanto à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário