sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Política e experimentos

Na primeira aula, falei do experimento da Devah Pager que comprova o mecanismo de discriminação estatística e a relevância da questão de como  percebemos a partir de desigualdades que estruturam nossa mente. Experimentos como este são poderosos, até porque permitem, se bem feitos, avaliar mecanismos causais, o que estudos que se baseiam em amostras populacionais nunca conseguem.

Espero ter a oportunidade de apresentar novos experimentos interessantes da política durante o semestre. Tenho pensado em alguns e verei se dá para encaixá-los, sem que vocês sintam que os estou fazendo de cobaia.

A estudante Sophia Winkel, do noturno, enviou-me um vídeo interessante sobre como experimentos também estão sendo aproveitados em reclames publicitários. Tenho algumas ressalvas "científicas" sobre o vídeo, aqui, que ela enviou, mas há realmente um aspecto interessante sobre como esse tipo de pesquisa pode revelar aspectos pouco óbvios das dinâmicas sociais. E, assim, faço minhas as palavras da Sophia: "[Essa propaganda] me fez pensar sobre uma porção de características sociais e culturais e sobre a construção delas. Achei interessantes e uma sacada incrível de mkt".

Nenhum comentário:

Postar um comentário