terça-feira, 3 de maio de 2016

Segunda parte do trabalho bimestral: materiais de mídia sobre o tema do grupo

A segunda parte do trabalho bimestral consiste na realização de dois produtos de mídia sobre o tema da primeira parte do trabalho, aqui. A ideia é realizar, em produtos de comunicação, uma síntese da polarização diagnosticada na primeira parte do trabalho, isto é, não se espera apenas que se relate a polarização, mas que de maneira jornalística se insira uma direção de consenso.

Proposta
A segunda parte do trabalho consiste na realização de dois produtos de mídia, tendo como tema específico a controvérsia abordada pelo grupo na primeira parte do trabalho. Os produtos de mídia a serem realizados são: (1) uma reportagem escrita; e (2) um vídeo ou radiocast de no máximo três minutos sobre o tema.

A reportagem escrita tem de ser necessariamente postada na plataforma colaborativa Wikinotícias, aqui. Diz-nos a Wikipédia sobre essa plataforma: "Wikinews (em português: Wikinotícias) é um projeto de um repositório de notícias livre. Baseado no sistema 'wiki', ele é um 'projeto-irmão' da Wikipédia que visa objetivos similares. Isto é, alcançar a maior número de notícias possível e informar seus 'web-visitantes'". Para postar nessa plataforma, será necessário entender com especial clareza as regras que organizam essa plataforma, aqui. A reportagem escrita também deve ser enviada ao professor por correio eletrônico (em formato PDF ou doc).

O vídeo de no máximo três minutos deve ser postado no Youtube, aqui. Recomendo o uso de uma licença livre no Youtube. O link do vídeo deve ser enviado ao professor por correio eletrônico. O podcast de no máximo três minutos deve ser enviado no formato mp3 (necessariamente!) para o correio eletrônico do professor.

Características da reportagem escrita
A expectativa é que a reportagem escrita seja plenamente jornalística, não opinativa. Não necessariamente nessa ordem, a reportagem deve conter:
-- a contextualização da polêmica abordada, eventualmente atualizando a situação da polêmica;
-- dados que corroborem a polêmica abordada;
-- entrevistas com especialistas, como os autores dos textos que leram na primeira parte do trabalho, que justifiquem as posições polarizadas, na polêmica;
-- entrevistas que apontem para uma forma de solucionar a controvérsia trabalhada, se isso for possível.

A responsabilidade de encontrar as fontes a serem entrevistadas é do grupo. Não é necessário que os entrevistados sejam os mesmos dos textos que leram. Precisa haver pelo menos dois entrevistados.
O tamanho mínimo da reportagem é seis mil caracteres; não há tamanho máximo. Um tutorial do Wikinotícias está disponível aqui.

Lembre-se que o Wikinotícias é uma comunidade "viva", que prestará atenção em seu trabalho. Material no Wikinotícias não é assinado, mas será necessário criar uma conta de usuário.

Lembre-se que é exigência do Wikinotícias que você insira referências para as informações que você insere, como os artigos de opinião na Folha. É tarefa do grupo entender as exigências do Wikinotícias.

Características do vídeo/podcast
A expectativa é que o vídeo/podcast seja plenamente jornalístico, não opinativo. Não necessariamente nessa ordem, o vídeo/podcast deve conter:
-- apresentação da temática;
-- pelo menos uma entrevista gravada;
-- página/áudio de crédito com as referências dos textos que motivaram o trabalho, os nomes e a turma dos estudantes que trabalharam na realização do vídeo, o link ou uma menção para o artigo no Wikinotícias.

O vídeo deve ser carregado no Youtube, preferencialmente com licença livre. O podcast deve ser enviado em mp3 para o correio eletrônico do professor.

Há restrições de material de filmagem de boa qualidade na faculdade. Faça o vídeo do modo que conseguir, com o equipamento de filmagem que puder. A edição pode ser feita em qualquer programa.

Prazo de entrega e nota
O prazo de entrega do texto e do vídeo/podcast acima descritos é 15-17/6, na semana de provas. A entrega consiste na publicação nas plataformas acima mencionadas e o envio dos correios com os produtos para o professor.

Haverá uma reunião de grupo em sala antes da entrega da segunda parte do trabalho para que tenham um momento específico para avançar e quiçá finalizar seus produtos.

Como sabem, a primeira parte do trabalho equivale a 50% da nota bimestral. A segunda parte do trabalho equivale a 25% da nota bimestral. A prova de verificação de leitura equivale a 25% da nota bimestral.

A nota será baseada no modo como o grupo conseguiu nos dois produtos realizar aquilo que é estipulado nessas instruções. Quanto mais perto se aproximarem do ideal aqui pedido melhor a nota. Não haverá nota individualizada nessa etapa do trabalho.

Antecipem-se!

PS: Apenas para sua inspiração, seguem vídeos realizados por estudantes de RTVI, no ano passado, no contexto da disciplina de Ciência Política, que ministrei. A proposta não era a mesma que peço a vocês. Eles tinham de fazer uma resenha em vídeo de textos recentes em veículos de comunicação densos, como Le Monde Diplomatique e a Revista Cult.


Nenhum comentário:

Postar um comentário