segunda-feira, 28 de maio de 2018

Semestre que vem --> projeto Wikipédia

Olá pessoal!

Como sabem, no semestre que vem teremos um grande projeto, relacionado à melhoria de conteúdos nos projetos Wikimedia, em especial a Wikipédia. É um projeto que realizo há anos, com um impacto impressionante. Desde 2014, foram 2.450 verbetes melhorados e 551 verbetes criados, com uma visualização independente total de 14,5 milhões.

Em 2018, vamos trabalhar assuntos relacionados à formação política moderna de São Paulo. Isso envolve vários temas. Esses assuntos contribuem para resolver um buraco de conteúdo na Wikipédia em português e estão associados a um projeto grande que tenho realizado com o Museu do Ipiranga. Se tiverem interesse em saber mais sobre esse projeto, há uma página oficial na Wikipédia (com vários links para matérias jornalísticas!).

A proposta mais geral deste projeto é realizarmos na prática uma atividade que remete a discussões teóricas que tivemos no decorrer do ano. Tem vários desafios, sobre os quais falaremos em várias ocasiões. Espero que se interessem!

Enfim, pensei em antecipar o trabalho, imaginando que alguns de vocês (todos?) poderiam aproveitar o período de julho para pesquisar sobre o tópico sobre o qual vai trabalhar. Para isso, vamos fazer algumas coisas: (1) a criação de uma conta na Wikipédia e a inscrição no sistema de controle; e (2) a definição do tema sobre o qual prefere escrever e o tipo de atividade prática que prefere desenvolver.

PARA A CRIAÇÃO DA CONTA DE USUÁRIO

Passo 1: criar a conta de usuário

É preciso criar uma conta de usuário na Wikipédia. Para isso, clique AQUI. Anote o nome de usuário e a senha; indique um endereço eletrônico (obrigatório!). O nome de usuário é o que me permitirá acompanhar seu trabalho. AVISO: Não perca o acesso a sua conta de usuário, pois sem isso não terei como acompanhar seu trabalho.

Passo 2: inserir-se na tabela de controle

É preciso indicar, ao lado de seu nome (real), o nome de usuário que escolheu. Para isso, clique na sua turma (não tem problema se você trocou de turma -- inscreva-se na sua turma anterior):


Passo 3: inserir-se no sistema de avaliação

É preciso que se insira no sistema que acompanha seu trabalho nos projetos Wikimedia. Para isso, clique AQUI.

PARA A DEFINIÇÃO DO TEMA E DA ATIVIDADE PRÁTICA

É imprescindível que tenha realizado os três passos da criação da conta para definir o tema e a atividade prática. Se faltou um dos passos, recomece! (Isso parece instrução de jogo -- eu ia escrever: volte duas casas :) ).

Passo 4: definir os temas de preferência

Cada um de vocês vai "receber" um verbete e, durante vários meses, vão transformar esse conteúdo de má qualidade ou inexistente num super verbete. Para terem uma ideia, este verbete é produção de uma estudante da Cásper, hoje um dos melhores conteúdos existentes na Wikipédia em português.

A ideia é que escrevam, na medida do possível, sobre algo em relação ao qual se interessam, por isso vão poder definir temas gerais de interesse para esse verbete que vão receber.

Os temas disponíveis são (na ordem alfabética, exemplos indicam trabalhos normalmente feitos por outros alunos, em assuntos próximos):

* arte (Exemplo 1, Exemplo 2)
* ciência (Exemplo 1, Exemplo 2)
* comunicação (Exemplo 1, Exemplo 2)
* economia (Exemplo 1, Exemplo 2)
* esportes (Exemplo 1, Exemplo 2)
* feminismo e gênero (Exemplo 1, Exemplo 2)
* patrimônio e acontecimentos históricos (Exemplo 1, Exemplo 2)
* política (Exemplo 1, Exemplo 2)
* sociedade civil (Exemplo 1, Exemplo 2)
* urbanismo (Exemplo 1, Exemplo 2)

Verbetes em cada tema podem ser relacionados a acontecimentos, biografias, produções. Se quiserem, podem navegar no tipo de verbete que seus colegas produziram no ano passado, aqui.

Você precisa selecionar três desses temas -- o preferido 1, o preferido 2 e o preferido 3. Insira nesta ordem de preferências, na linha de seu nome, o tema na coluna adequada. Indique isso na página de sua turma:


Passo 5: definir a atividade prática

Além da redação de um verbete, passo quatro, cada estudante vai realizar uma atividade prática. Existem três tipos de atividades possíveis (o objetivo a ser cumprido será definido por mim): registro fotográfico educacional de dois bens públicos de São Paulo; produção de duas versões audíveis de pinturas em museus brasileiros, em especial o Museu Paulista; e computação de dados estruturados para arquivos de mídia (já explico!).

Cada uma dessas atividades tem impacto real de comunicação (aliás, os verbetes também -- e muita!). A ideia é contribuirmos para garantir a memória de nossa cidade e nossa cultura, atuando na linha da comunicação pública. Explico abaixo cada um dos tipos de atividades práticas; uma vez selecionado o que prefere, indique na página de seu curso, ao lado de seu nome, na coluna adequada. As opções são: Fotografia / Áudio / Dados.

Registro fotográfico educacional de dois bens públicos de São Paulo

Para cada estudante que optar por essa atividade, o objetivo aqui será produzir duas séries fotográficas sobre bens públicos, como monumentos e construções tombadas, na cidade de São Paulo. As séries fotográficas serão do tipo educacional -- uma oficina específica será oferecida para explicar o que isso quer dizer. Apenas para sanar eventuais curiosidades, aqui estão slides sobre um projeto de registro educacional de museus, realizado com estudantes de RP em 2017. O palestrante na ocasião foi Rodrigo Argenton.

Aqui há exemplos de séries fotográficas realizadas por estudantes da Cásper em outros anos:
* exemplo de série sobre bem público (desconsiderem fotos de arquivo e as de um encontro)

Produção de duas versões audíveis de pinturas em museus brasileiros, em especial o Museu Paulista

Para cada estudante que optar por essa atividade, o objetivo aqui será produzir duas versões audíveis de pinturas de acervos de museus brasileiros, com o objetivo de realizar uma narrativa estruturada com interesse para entre outros públicos pessoas com deficiência visual. Uma oficina específica será oferecida para explicar o que isso quer dizer.

Vocês conseguem ouvir produções realizadas por colegas de vocês aqui (coluna da direita). Recomendo como exemplo a versão audível da pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo.

Computação de dados estruturados para arquivos de mídia

Um aspecto importante da comunicação pública é a estruturação de informações, em bases de dados. Nessa atividade, cada estudante vai contribuir com a melhoria de 30 fichas catalográficas numa plataforma chamada Wikidata. Trata-se de uma atividade mais próxima à biblioteconomia -- mas que, numa oficina que será oferecida, indicará os potenciais do jornalismo computacional, a partir de narrativas estruturadas e robotização.

Aqui algumas informações, para que visualizem isso (e noto que jamais fiz esse projeto antes!):
* uma entrada de dados (exemplo do Museu Paulista)
* uma página gerada por robô (exemplo de quadro - reparem não no texto, mas no código que é invocado para gerar esse texto, que busca na base de dados Wikidata para a produção textual automática. A ideia é apresentar algumas orientações de comunicação computacional, com a casperiana Érica Azzellini - a confirmar)

AVISOS

Você precisa ter realizado as cinco etapas até 15 de junho de 2018. Depois disso, farei a partir de meu critério, conhecido como quase aleatório, a seleção.

Se você não souber o que escolher, não tem problema. Em algum momento, farei aleatoriamente a seleção de um trabalho para você.

A criação da conta de usuário/a na Wikipédia (passos 1, 2 e 3) é obrigatória (até 1 de julho) -- pois sem isso não conseguirei dar nota para seu trabalho.

Passarei depois de 15 de junho instruções mais específicas. Para quem for inserindo as informações, divulgarei o quanto antes o trabalho específico que será realizado no semestre que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário