terça-feira, 20 de maio de 2014

Tarefa final do Projeto Wikipédia: verbetes sobre mort@s e desaparecid@s durante a ditadura militar no Brasil

Introdução


A tarefa final do Projeto Wikipédia dos estudantes do terceiro ano de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, disciplina de Ciência Política, 2014, propõe-se a fazer um conjunto de contribuições à enciclopédia eletrônica Wikipédia, com a produção de material confiável e de boa qualidade "enciclopédica" sobre mort@s e desaparecid@s durante a ditadura militar no Brasil.

O trabalho deu-se a partir de uma sequência de atividades durante o primeiro semestre de 2014, em que, ao mesmo tempo, houve uma apropriação progressiva dos estudantes em relação às ferramentas wiki e uma série de atividades de contribuições pontuais em verbetes da Wikipédia sobre a ditadura e projetos irmãos da enciclopédia. O Projeto Wikipédia foi a principal avaliação do segundo bimestre da disciplina de Ciência Política, na Cásper Líbero.

A ideia de contribuir com verbetes sobre mort@s e desaparecid@s polític@s na ditadura militar brasileira (1964-1985) encaixa-se na preocupação e no conjunto de atividades de resgate da memória dessas pessoas que, muitas delas bastante jovens, participaram de maneira importante dos rumos da política e da história recente brasileira. Há um paralelo, por mais que a escala e o esforço seja evidentemente de menor capacidade, com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.

Agradeço aos estudantes do terceiro ano de jornalismo da Cásper Líbero por sua dedicação nessa empreitada. Agradeço a Oona Castro, Rodrigo Padula e Célio Costa, da Wikimedia Foundation, o apoio na realização do Projeto Wikipédia da Cásper Líbero -- especialmente ao Célio que mostrou incrível disposição de ajudar sempre que precisamos de ajuda, dedicando dias inteiros a nosso Projeto. Agradeço aos integrantes da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" pelo envio de documentos, especialmente a Tatiana Merlino.

Para um relato mais extenso do Projeto Wikipédia, entre aqui.

Instruções


A proposta da tarefa final do Projeto Wikipédia é a contribuição efetiva na Wikipédia, com ou a produção de verbetes novos ou o complemento substancial de verbetes já existentes. No geral, cada estudante ficou responsável por um verbete -- em pouquíssimos casos haverá dois estudantes com o mesmo verbete. A ideia é que no geral o estudante "adote" o verbete do qual ficou responsável e acompanhe, mesmo depois do curso, se o conteúdo não sofreu alterações ruins e continue melhorando as informações que estão postadas. A temática é, de maneira ampla, a ditadura militar no Brasil e, de maneira específica, @s mort@s e desaparecid@s polític@s no regime.


A tarefa final do Projeto Wikipédia equivale à maior fatia da nota do segundo bimestre de 2014. A pontuação máxima da tarefa é 5. Sua nota irá de 0 a 5, a depender se fez o trabalho e quão bem o fez. A nota dessa tarefa será somada à das duas outras tarefas do Projeto Wikipédia do segundo bimestre (aqui e aqui) e da prova bimestral.

O prazo máximo para a realização da tarefa final do Projeto Wikipédia é 15 de junho. O prazo é improrrogável, assim que a recomendação é que o estudante se organize de tal modo a cumpri-lo. Não serão considerados trabalhos feitos após o prazo; isso não é negociável.

Faça todas as suas contribuições estando logad@!

Verbetes designados


A lista dos verbetes e do estudante que ficou responsável por ele está aqui. A designação dos verbetes foi aleatória. Não haverá mudança de verbete -- a não ser que eu tenha cometido um erro. A aleatoriedade é importante, pois há verbetes já existentes na Wikipédia -- não muitos, é verdade -- e estes foram atribuídos ao acaso, assim como os outros.

A tabela está organizada a partir do ordenamento dos números de matrícula (RA), do maior ao menor.

No geral, cada estudante ficou responsável por um verbete. Há poucos casos em que há dois estudantes para o mesmo verbete. Essas situações são identificadas com um "(2)" ao lado da pessoa sobre quem você estará trabalhando. Aproveitem essas situações para trabalhar em equipe, dividindo de maneira eficiente o trabalho e aproveitando a oportunidade para fazer um verbete robusto e completo. A nota será dada de acordo com sua contribuição individual.

Resultado esperado e nota


Haverá cinco notas possíveis.

  • Não pontuará o estudante que não fizer o trabalho até o prazo máximo, improrrogável.
  • Tirará 1,5 sobre cinco o estudante que fizer uma contribuição considerada apenas mínima.
  • Tirará 2,5 sobre cinco o estudante que fizer uma contribuição considerada média.
  • Tirará 4 sobre cinco o estudante que fizer uma contribuição considerada boa.
  • Tirará 5 sobre cinco o estudante que fizer uma contribuição considerada ótima.

Em verbetes não existentes, ou seja, criados do zero, será considerada uma contribuição mínima aquela em que, criada a página, forem inseridas menos de dez linhas de conteúdo, não houver referências, não houver evidência de pesquisa, não houver cuidado com o uso da linguagem enciclopédica. Abaixo um exemplo de uma contribuição mínima, a página de Antonio Benetazzo tal qual estava na Wikipédia em 15 de maio.

Exemplo de página em que se considerará que a contribuição foi mínima no Projeto Wikipédia. Fonte: Verbete de Antonio Benetazzo, na Wikipédia.

Em verbetes não existentes, será considerada uma contribuição média aquela em que, quando criada a página, forem inseridas entre dez e vinte linhas de conteúdo, mas com referências e alguma evidência de pesquisa e alguma preocupação com a linguagem enciclopédica e a facilitação da leitura por usuários da Wikipédia, como a criação de ferramentas de identificação e vários links para outros verbetes e um esforço de categorizar a contribuição. Abaixo um exemplo de uma contribuição média, a página de Antônio Carlos Bicalho Lana tal qual estava na Wikipédia em 15 de maio. (Notem que a tentativa de criar um bloco de texto para facilitar a identificação da pessoa não deu certo!)

Exemplo de página em que se considerará que a contribuição foi média no Projeto Wikipédia. Fonte: Verbete de Antônio Carlos Bicalho Lana, na Wikipédia.
Em verbetes não existentes, será considerada uma contribuição boa aquela que fizer pelo menos vinte linhas de contribuição, com referências, indícios de que houve pesquisa, preocupação com a linguagem enciclopédica e a facilitação da leitura pelo usuário da Wikipédia (links, títulos, categorias, ferramentas para ajudar na identificação da pessoa etc.), mas em que houve problemas na realização e na qualidade do verbete. Um verbete considerado ótimo é basicamente um verbete bom sem os problemas de realização e qualidade. Para as contribuições boas e ótimas um modelo pode ser o completíssimo trabalho feito sobre Carlos Marighella, Iara Iavelberg e, se a pessoa com quem você está trabalhando não for uma personalidade do porte dessas figuras históricas, também serve de modelo o verbete de Maria Lúcia Petit, tais quais visitados em 15 de maio.

O link a seguir da própria Wikipédia pode ser útil para identificar aquilo que efetivamente têm de fazer: aqui. São as diretrizes para criar um "verbete perfeito", que é nosso objetivo.

Nos casos em que houver dois estudantes contribuindo no mesmo verbete, a ideia é que consigam efetivamente fazer uma contribuição ótima no resultado geral. A contribuição de cada um será avaliada individualmente. Recomendo que conversem para dividir tarefas e de fato conseguirem fazer uma contribuição de ótima qualidade.

Nos casos em que o verbete já tiver sido criado e já houver contribuições, a nota será dada a partir de outro método. Se você pegar um verbete mínimo ou médio, sua nota será relativa a quão bem você o transformou em um verbete ótimo. Se você pegar um verbete bom ou ótimo, daí sua nota será uma análise pormenorizada de todas as suas contribuições no verbete, na revisão, pesquisa e inserção de novos dados, facilitação de leitura etc.

Vale notar que avaliar um trabalho desse tipo sempre vai ter um aspecto grande subjetivo, por mais que as indicações acima sirvam de base para uma avaliação mais objetiva. Não há um barema possível, não há uma resposta única esperada -- cada caso será avaliado dentro da situação do caso. De todo modo, fica a dica de que, se quiser tirar uma nota alta, mire uma contribuição ótima.

Não se esqueça de estar logad@!!!

Orientações específicas para a contribuição


  1. Esteja logad@! Você fazer sua contribuição com seu nome de usuário é a única maneira que tenho de reconhecer que você de fato fez o trabalho. Se não estiver logad@, porque não poderei identificar seu trabalho, você não pontuará. Também verifique se seus dados no GoogleDoc estão OK: RA, nome de usuário e página de contribuição.
  2. Leia os tutoriais de edição da Wikipédia, disponibilizados aqui, e treine na sua página de testes antes de fazer sua contribuição na página oficial. Haverá uma oficina de edição para dirimir dúvidas (mais detalhes abaixo).
  3. Não hesite em entrar em contato comigo. Estarei amplamente disponível. Meu email, se você ainda não o anotou, é: japeschanski_at_casperlibero.edu.br . 
  4. Insira no verbete a indicação para "Ver também" o link da Lista dos mortos e desaparecidos políticos na ditadura brasileira, que faz uma compilação de todos os verbetes nos quais vamos mexer. É praxe na Wikipédia inserir no fim dos verbetes um título "Ver também", com sugestões de links de dentro da própria enciclopédia. (Aliás, tome cuidado com essa lista, pois alguns dos links remetem a pessoas que não são as com as quais vamos trabalhar, simplesmente porque há homônimos. Você vai ter de fazer o que na Wikipédia se chama de desambiguação, se você se deparar com um caso assim.)
  5. Vigie a página. Quando tiver feito sua contribuição, assinale a opção de "Vigiar página". É comum que novas páginas ou contribuições grandes na enciclopédia levem a intervenções de editores mais frequentes e, até para preservar seu trabalho, verifique que não há edições ruins e acompanhe a evolução de seu verbete. Se tiver algum problema com um usuário "mais experiente", entre em contato comigo, pois posso ajudar a resolver eventual querela.
  6. Na página de discussão do verbete no qual você está mexendo (o botão "Discussão" aparece do lado esquerdo superior, ao lado do botão "Artigo", no verbete), explique que a edição desse verbete faz parte do Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, explique o que você fez no verbete, qual dúvida e, MUITO IMPORTANTE, insira no topo da página de discussão o seguinte código: {{ Verbetes do PWU | disciplina = Ciência Política (João Alexandre Peschanski) | universidade = [[Faculdade Cásper Líbero]] | período = primeiro semestre de 2014 | projeto = Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, mais informações [https://br.wikimedia.org/wiki/Programa_de_Educação/Relatos2/Relato05 aqui] }} . Esse código vai fazer com que apareça uma vinheta na página de discussão como a que inseri no verbete da Lista dos mortos e desaparecidos..., aqui, e que reproduzo abaixo. Isso é uma forma de gerar mais simpatia de editores mais frequentes da Wikipédia em relação ao trabalho que você fez.
Exemplo de vinheta de identificação de sua contribuição com o Projeto Wikipédia na Cásper Líbero, a ser inserida na página de discussão do verbete com o qual estiver contribuindo.

Fotos e direitos de uso


É ótimo que você insira imagens nos verbetes, mas tome cuidado com direitos de uso. Pesquise sempre antes no Wikimedia Commons para ver quais imagens já estão disponíveis. Se a imagem que você quer inserir não está disponível no Commons, verifique a licença e os direitos de uso da imagem. A Comissão da Verdade nos autorizou a usar livremente as imagens de arquivo que usam no seu site, aqui.

Links e mais links


Tente linkar o máximo de conteúdo pertinente possível da própria Wikipédia no verbete com o qual você está trabalhando. A navegabilidade é uma função importante desse tipo de repositório de informação. Há centenas de links relacionados à ditadura no Brasil, alguns dos quais nós até já vimos e com os quais já colaboramos, e veja se é pertinente linkar esse conteúdo no seu verbete. Também insira seu verbete em categorias, geralmente no pé da página, como no exemplo abaixo, tirado do verbete do Carlos Marighella, tal qual estava em 15 de maio.

Reprodução do pé da página do verbete do Carlos Marighella. Fonte: Wikipédia.

Oficina de edição


Em 11 de junho, no horário habitual da aula, haverá uma oficina de edição com o Célio Costa no Laboratório 2, da Cásper Líbero. A recomendação é que você chegue a essa oficina já tendo feito o trabalho na página de testes e use esse espaço para tirar dúvidas mais avançadas. O Célio não poderá responder a todas as dúvidas mais básicas, que você pode resolver a partir dos tutoriais aos quais já tem acesso.

Pesquisa de informações e referências


É sua responsabilidade a pesquisa de informações e referências a serem usadas como fonte e indicação de base de mais conteúdo. Para ajudá-lo, trago abaixo documentos que podem ser úteis para dar um pontapé na pesquisa, mas não são suficientes.

Lembrem-se que o plágio (o copiar+colar) não é autorizado. É um dos problemas mais sérios que podem ser feitos na redação de um verbete e isso será controlado.

Testemunhos na Comissão da Verdade


Estão disponíveis aqui as transcrições de várias sessões da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva", que foram enviadas pela própria Comissão para ajudar no trabalho de pesquisa dos envolvidos no Projeto Wikipédia. Apesar de a Comissão da Verdade estar trabalhando todos os casos que nós estamos trabalhando não há transcrições de todos os casos, infelizmente: ou porque as sessões foram há pouco tempo e não foram transcritas ou porque as sessões ainda não foram realizadas.

Tome cuidado com o uso desse material. Apesar de ser um documento oficial e poder ser citado tal qual, há vários erros, de digitação a informação, e toda informação que for usada das transcrições deve ser checada e analisada do ponto de vista da neutralidade, um valor importante da linguagem enciclopédica. Dito isso, "deitem e rolem", pois é um material riquíssimo.

Várias das sessões estão disponíveis também no Youtube, não todas. Quando der cite também a referência no Youtube ou a que estiver disponível eletronicamente no site da Comissão da Verdade, aqui, e na página especial das audiências, aqui. Faça a pesquisa para ver qual órgão da administração já publicou oficialmente a transcrição. Isso dá mais legitimidade à referência. O site da Comissão da Verdade tem outras informações que podem ser valiosas.

Às vezes, há mais de um documento sobre a mesma pessoa, indicando que houve mais de uma audiência sobre a mesma pessoa.

Há às vezes mais de um caso por relatório, assim que você deve procurar exatamente onde está a informação que interessa. Criei o nome de cada um dos relatórios, iniciando-o com o da pessoa que é objeto da audiência, isto é, a pessoa cuja história é investigada e sobre quem há testemunhos.

Quando for citar os dados das transcrições das audiências da Comissão da Verdade tenha a certeza de fazê-lo de modo correto. Ou seja, faça-o de tal modo que seja reconhecido como um dado legítimo.

Não exijo o uso dos dados disponíveis nas transcrições das audiências da Comissão da Verdade nos verbetes, mesmo quando há transcrições sobre o caso do qual você ficou responsável. Mas recomendo fortemente que usem esses dados, pois ajudarão com que consiga fazer um verbete ótimo.

Referências úteis


Há alguns links que podem ser úteis para encontrar outras informações básicas sobre os casos, e vai uma lista abaixo. Porém, (1) nem todas as pessoas com as quais estamos trabalhando aparecem nessas listagens; (2) não é permitido plagiar (copiar e colar) o material, o que fere os direitos de autoria, mas usem esse material como referências para e nos verbetes; e (3) as informações são geralmente bastante mínimas (insuficientes) e devem ser necessariamente checadas com outras fontes e completadas. Não são referências suficientes para você fazer o trabalho corretamente; pesquise outras fontes.

Aliás, se achar alguma fonte que possa servir a outras pessoas e achar que ajudará outros estudantes se eu a listar aqui, por favor, envie-a para meu email e eu a listarei.

  • Dados biográficos de mortos e desaparecidos, no Centro de Documentação Eremias Delizoicov e a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos, aqui.
  • "Dossiê dos mortos e desaparecidos políticos a partir de 1964", de Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Instituto de Estudo da Violência do Estado - IEVE e Grupo Tortura Nunca Mais - RJ e PE, aqui
  •  Agência de notícias da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde está instalada a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva", aqui, e o próprio site da Comissão da Verdade, aqui.
  • "Dossiê Ditadura: mortos e desaparecidos políticos no Brasil (1964-1985)", da Comissão de Familiares de Mortos e desaparecidos do Comitê brasileiro pela Anistia (CBA/RS), livro publicado pela Imprensa Oficial de São Paulo, em 2009, aqui. Arquivo pesado.

Dúvidas?


Entre em contato comigo no email japeschanski_at_casperlibero.edu.br . Estou disponível e acessarei meu email o máximo possível, em horário comercial, para ver se você tem alguma dúvida.

Se encontrar algum problema nessas longas instruções para a realização da tarefa final do Projeto Wikipédia, por favor, alerte-me, pois farei a correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário